3 lições do controverso anúncio de protesto de Pepsi Kendall Jenner

Se o seu negócio não é política, mantenha a política fora do seu negócio

A PepsiCo possui algumas marcas de 22 bilhões de dólares, incluindo Gatorade, Tropicana, Lay's, Doritos, Fritos, Quaker, Mountain Dew, Aquafina e, é claro, Pepsi. E, no entanto, a gigante de alimentos e bebidas entrou direto em um campo minado da marca com um agora infame protesto comercial estrelado por Kendall Jenner.

Se a mensagem era de que uma lata de Pepsi pode unir os dois lados dos movimentos políticos mais divisivos da época - de Black Lives Matter a Women e Donald Trump - só conseguiu unir todos contra a Pepsi por ser surda e trivial o que eles vêem como problemas sérios.
A PepsiCo suspendeu a campanha publicitária e emitiu um pedido de desculpas dois dias depois, dizendo que “a Pepsi estava tentando projetar uma mensagem global de unidade, paz e compreensão. Claramente, perdemos a marca e pedimos desculpas. Não pretendíamos fazer pouco caso sério ”, e assim por diante.
Aqui está a coisa. Enquanto o comercial foi mal concebido, posso ver onde a empresa estava tentando ir com ele. Pessoalmente, acho que as pessoas são muito magras para o bem deles hoje em dia. Quem sabia que os anúncios de TV e internet deveriam ser espaços seguros e sem controvérsias? Não eu, com certeza.
Dito isso, o mundo é como é, e nenhuma empresa, grande ou pequena, consegue ditar como seus clientes pensam, sentem ou percebem sua marca. A beleza está nos olhos de quem vê, assim como a preferência de marca. Goste ou não, estamos nos tornando uma sociedade de flocos de neve que se ofendem com a queda de um chapéu. Esse é o novo normal.
A Pepsi é apenas a mais recente de uma longa lista de empresas e indivíduos a ficarem presos nas fileiras crescentes de ativistas políticos e trolls das redes sociais que nunca deixam passar a oportunidade de reclamar, criticar e chamar a atenção para si mesmos e suas causas. se seus clamores são legítimos ou não.
Sua arma de escolha é para irritar suas hordas de seguidores de mídia social em protesto viral. Isso geralmente acaba em pedidos de boicote ou para os responsáveis ​​por qualquer coisa que os aborreça. Se a sua empresa realmente faz mal aos ativistas errados, você pode até acabar no tribunal.
Posso pensar em uma lista de empresas que recentemente sofreram esse destino, desde a Budweiser e a Netflix até a Uber e a Grubhub. Voltando mais longe, havia Starbucks, Chick-fil-A, Whole Foods, a Food Network sobre Paula Dean, e A & E sobre Duck Dynasty. Posso continuar por muito tempo.
Os gigantes corporativos podem mais prontamente resistir a tempestades de mídia social e a crises de relações públicas. Com o tempo, eles sempre se recuperam. É mais difícil para empresas e indivíduos menores, que podem arruinar suas reputações e negócios para sempre. Os líderes de negócios podem evitar erros não-forçados que podem causar grandes problemas seguindo três regras simples:

Tome as tendências culturais a sério

Sempre que esse tipo de coisa acontece, as pessoas justas e de mente clara sempre balançam a cabeça e dizem algo como: "Qual é o grande problema?" "As pessoas não podem simplesmente cuidar de seus próprios negócios?" não deveria ser assim.
Eu sinto você pessoal, mas empresas e indivíduos com muito em jogo precisam acordar e enfrentar a realidade social. Para uma minoria extremamente vocal, questões controversas são um grande problema. Eles fazem o seu negócio. Goste ou não, é assim que é. Leve a sério.
Se você pensar em por que a Pepsi veiculou o anúncio, essa foi uma proposta simples de risco-recompensa. Eles sabiam que era controverso, mas eles foram em busca disso, esperando que isso ressoasse em grande estilo. Em vez disso, aconteceu o contrário.
Você sempre ouve as pessoas dizerem “você tem que arriscar muito para ganhar muito” e “sem dor, sem ganho”, mas nunca ouve alguém falar sobre o risco de queda, que você pode facilmente perder muito. Nunca esqueça isso.
Se sua empresa não é política, mantenha a política fora do seu negócio.
Eu tenho dito aos executivos e líderes de negócios que, desde que me lembro. Eles nunca ouvem? A maioria não, mas os mais experientes fazem. Do jeito que eu vejo, se você não pode perder metade de seus clientes sobre sua posição em um assunto controverso, simplesmente não vá até lá. Simples assim.
A Pepsi vai se afastar disso sem muito amassar sua marca original. Você, meu amigo, pode não ter tanta sorte.

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